top of page

EQUIPE

ensemble_foto.png

Ensemble Plurisons

Comissão artística

O Ensemble Plurisons é um grupo interestadual que reúne alguns dos melhores intérpretes dedicados a novos repertório e práticas no Brasil. O Plurisons surge como um espaço de colaboração entre compositores e intérpretes, um Ensemble onde esfregar, soprar, riscar, assoviar, cantar, se misturam e cada instrumento quer ser redescoberto sobre um novo olhar.

 

O repertório busca encontrar espaços onde a experiência auditiva possa ser renovada e nossa percepção possa ser alterada. Seus concertos oferecem estreias de compositores brasileiros ou primeiras apresentações no Brasil de compositores estrangeiros, ao lado de clássicos dos séculos XX e XXI. O foco proporcionar um novo olhar sobre o ato de ouvir, convidando a todos revisitar este sentido, e usá-lo como porta de entrada para redescobrir o mundo que nos cerca, esse mundo onde todo som pode ser música.

Foto Pablo Chacabuco.jpg

Pablo Pires Fernandes

Comunicação

Pablo Pires Fernandes é bacharel em Comunicação Social pela UFMG (1997). Cofundador e coeditor da revista Graffiti 76% Quadrinhos (1995-2013). Trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Tempo e Estado de Minas, nas editorias de Cultura e Internacional, além de editar o caderno literário Pensar (1997-2019). Foi diretor de redação do site Dom Total (2019-2021). Atuou e atua como assessor de imprensa, sobretudo na área cultural, além de trabalhar como crítico de arte e cronista. Foi correspondente no Brasil do programa Nights, da New Zealand Radio (2017-2019). Colabora como jornalista freelancer para veículos no Brasil e no exterior (Folha de SP, Repórter Brasil, Observatório da Mineração, The Guardian, entre outros). Desde 2023, trabalha como coordenador de comunicação da Fundação de Educação Artística.

louis.jpg

Luiz Castro

Produção

Profissional especializado em produção fonográfica, produção técnica e iluminação cênica, e atuante na área de música e tecnologia. Com formação em produção de áudio pela Hifi Audio Solutions, em iluminação cênica pelo Galpão Cine Horto e em música pela Fundação de Educação Artística. Atua como Produtor técnico pela Fundação de Educação Artística, como chefe de palco pela Três Marias Produções/Festival de Maio e como artista e profissional autônomo para diversos projetos em Belo Horizonte e região. 

Gabriel Araújo

Produção

Compositor e intérprete eletracústico, Gabriel se interessa pelos possíveis diálogos entre músicas populares e de concerto.

Estudou composição com Paulo Guicheney na Universidade Federal de Goiás, e obteve seu mestrado pelo CNSM de Lyon, onde estudou com Michele Tadini e frequentou as classes de Martin Matalon e François Roux. Atualmente é doutorando pela Universidade do Texas em Austin, sob a orientação de Januibe Tejera. Sua música foi tocada por conjuntos como Line Upon Line, Atelier XX-21, e Orquestra da Ópera Nacional de Lyon, em Festivais como SEAMUS (US), Lontano (BR), Plurisons (BR), Empreintes (FR), CNMAT (US).  Recebeu o prêmio Funarte de composição na Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a Rainwater Innovation Grant, e foi finalista no Prix CIME/ICEM.

Gabriel também atua na produção de música nova sendo um dos fundadores da série de concertos Música Íntima, na cidade de Goiânia, cujas produções incluem o festival Goiânia Música Hoje, 21 concertos com músicos locais e com conjuntos como Proxima Centauri (França), duo DOM, Quarteto Brasília Sax, e Ensemble Síntese (Portugal), e também o lançamento de quatro álbuns e 3 filmes. É membro do Ensemble Plurisons.

​

https://gabrielaraujomusic.com

​

​

Francisco Cesar.jpg

Francisco César

Produção

Francisco Cesar é natural de Belo Horizonte (MG). Possui formação em Letras, Música e Teatro. Atua profissionalmente como músico e produtor cultural. É compositor de trilhas para artes-cênicas e cinema. Participa de projetos de música experimental e improvisada junto ao coletivo O Grivo. Foi produtor executivo no Instituto Cultural Filarmônica e na Fundação de Educação Artística.

Januibe TEJERA - Credit ZHORA OPOKO.jpg

Januibe Tejera

Direção Artística

Januibe Tejera é compositor e regente, amplamente premiado no estrangeiro e no Brasil. Foi Artista residente  da Casa de Velázquez / Académie des Beaux Arts de France em Madrid, fundação ibermúsicas, além de compositor e rgente convidado frente a diversas formações. Foi convidado para reprensentar o Brasil pelo Radio France internacional, durante as comemorações das Américas en 2015, e atualmente é compositor residente com o ensemble Accroche Note.
A sua obra é executada por intérpretes de renome, como o Ensemble Phace, Ensemble TM+, Intercontemporain, o Ensemble Ictus, a Orquestra Filarmónica da Radio France ou A orquestra da Opéra de Valência, está programada nos principais festivais e eventos musicais na Europa e América, tais como Festival Musica (Strasbourg), Festival Présence (Ircam-Paris), Festival WienModern (Viena), Festival Ensems (Valência), o Festival de Darmstadt e o Festival de Música de Milão. Em 2021 foi compositor convidado do festival Ensems. Januibe foi também compositor residente da fundação Ibermúsica, do Ircam / centre pompidou, do coletivo Warning/La Pop, maison de la musique de Nanterre. Desde de 2016 vem criando espectáculos tais como a Opéra Moi Singe (2016), o espétaculo Insanae Navis (2017), ou ainda Tablado para luzes e som (2019). Desde 2021 Januibe Tejera é Assistant Professor of Composition na Butler School of Music – Universidade de Austin, além de diretor do EEMS - centro de criação musical da mesma instituição  EEMS. Diplomado no conservatório de Paris (Prix Salabert - Premier Prix), ele vem sendo professor  em várias academias, no Brasil, na Europa e nos EUA.

​

www.januibetejera.com

Felipe Chimicati

Comunicação

Natural de João Pessoa, Ticiano RochaeEstudou composição com Eli-Eri Moura (Brasil) e Virgílio Melo (Portugal). Participou também de Masterclasses com os compositores Manuel Hidalgo e Beat Furrer. Tem obras estreadas em diversos países como Brasil, Portugal e México e em festivais como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso e a Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro, esta última com a obra Digressão de Força premiada em 2015.
Suas obras gravadas em CD incluem: Daedalus registrada no CD Brassil Interpreta Compositores da Paraíba; Segunda Dança, registrada no CD Obras para Violão de Teresinha Prada; e Vibrações do Ar, registrada no CD Sopros da Cidade produzido pelo COMPOMUS.

​

https://ticianorocha.wixsite.com/ticianorocha

https://soundcloud.com/ticianorocha

bottom of page