top of page

ARTISTAS 2023

 Fernando Rocha – Percussão 

FernandoRocha_Foto_IcaroMoreno.jpg

Professor de percussão da UFMG, é formado pelo Instituto de Artes da UNESP, com Mestrado pela UFMG e Doutorado pela McGill University (Canadá).. Entre 2015 e 2016 foi artista e pesquisador visitante na Universidade da Virgínia (EUA), onde realizou o seu Pós-Doutorado, enfocando a criação e performance de obras eletrônicas mistas. Na sua vida acadêmica, realiza e orienta pesquisas artísticas na área de performance musical. Ao longo de sua carreira, Fernando tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Alemanha, França e Portugal).

Como intérprete, estreou mais de 50 obras, colaborando com compositores como Douglas Boyce, Lewis Nielson (EUA), Almeida Prado, Silvio Ferraz, Roberto Victorio, Sérgio Freire, Maurício Dottori, Alexandre Lunsqui (Brasil), Nicolas Gilbert, Brian Cherney, D. Andrew Stewart, Geof Holbrook (Canadá), João Pedro Oliveira (Portugal) e Daniel Blinkhorn (Austrália). Já se apresentou nos mais importantes festivais de música do Brasil e também na Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Portugal, França, Alemanha e Canadá. Seu trabalho contínuo em música de câmara inclui sua participação no grupo Oficina Música Viva, no Duo Qattus (com a celista Elise Pittenger), no CKS (Contemporary Keyboard Society) e no grupo Tectum (percussão e eletrônica).

Fernando é o diretor do grupo Sonante 21 (ligado ao programa de Pós-Graduação da UFMG) e fundador do Grupo de Percussão da UFMG que lançou, em 2019, seu segundo CD, comemorando 20 anos de existência. Fernando Rocha tem ainda se dedicado a organização de eventos de música, tendo organizado duas edições do FIM (Festival Internacional de Música de Belo Horizonte) e feito a curadoria de quatro edições do Ciclo de Música Contemporânea do Inhotim. Atualmente, é diretor do espaço cultural Conservatório UFMG. Fernando Rocha é endorser da Sabian.

bottom of page